Novembro é oficialmente o mês dos descontos. Você já deve ter visto, por exemplo, diversas lojas com anúncios de ofertas já relacionadas a Black Friday 2024, ou até mesmo recebido e-mails com promoções daquelas lojas em que já tem o hábito de fazer compras. Mas você sabe como identificar descontos reais em um mês bastante estratégico para o comércio?
Com a proximidade da data oficial da Black Friday, uma data que aos poucos foi incorporada ao calendário do comércio brasileiro, você irá conferir hoje dicas e pontos de atenção. Com mais informação financeira, é possível garantir descontos reais e desviar de falsas promoções que ano após anos rendem muitos 'memes' nas redes sociais.
Dicas para não cair em golpes
Anualmente, muitas pessoas reclamam que as lojas aumentam os valores dos produtos dias antes da semana de promoções. Mas se o seu intuito é aproveitar a Black Friday 2024 para comprar itens que já estavam em seu planejamento, a principal dica é: compare antes de comprar.
Para isso, você deve ter uma base de preços anterior aos dias da Black Friday para entender se, de fato, houve uma redução significativa do valor do produto. Caso você ainda não tenha essa prática de pesquisar preços antes de efetivamente realizar uma compra, saiba que esse hábito pode mudar a sua vida financeira para sempre.
Além de monitorar os preços semanas antes de comprar um item, há uma segunda dica financeira que você deve levar para a vida: não compre por impulso ou somente estimulado por uma promoção. Nessas épocas de grandes descontos pode parecer natural consumir.
No entanto, se o objeto de desejo não for uma necessidade ou item que você está planejando comprar há mais tempo, é muito possível que essa compra só o fará contrair dívidas ou utilizar uma quantia importante em itens não prioritários.
A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou, nos últimos dias, uma série de dicas para os brasileiros. Entre as orientações, que você pode conferir de maneira completa clicando aqui, está aquela que remete à conferência da reputação da loja.
Black Friday 2024: o que vale a pena comprar?
De acordo com diversos especialistas, existem itens que costumam compensar mais que os outros em tempos de Black Friday.
Confira a lista abaixo e confira alguns deles. Mas, para adiantar, saiba que a maior parte diz respeito aos itens de maior valor agregado - ou itens mais caros.
- Eletrônicos: eles são os queridinhos de toda semana promocional. Smartphones, notebooks e outros produtos da categoria costumam ser caros. Por isso, todo desconto costuma valer a pena.
- Eletrodomésticos: assim como itens de informática, celulares e videogames, os aparelhos elétricos de casa também costumam ter bons descontos.
- Vestuário: roupas e sapatos costumam ter grande apelo na Black Friday. Mas vale o alerta para o consumo excessivo e endividamento.
- Perfumes e cosméticos: se você precisa repor itens de higiene pessoal ou comprar um novo perfume, essa pode ser uma boa época.
- Alimentos: comprar itens de supermercado nessa época vale muito a pena se você já está acostumado com os preços no dia a dia e sabe que a variação é significativa.
De forma geral, lembre-se de sempre comparar os preços com certa antecedência e nunca fazer compras por impulso.
Compras on-line
Se você é adepto das compras virtuais, fique atento especialmente a links enviados via SMS ou por números desconhecidos. Afinal, diante da grande euforia da Black Friday 2024 e as novas engenharias sociais para aplicação de fraudes, muitas tentativas de golpe devem ocorrer nessa época do ano.
Esteja atento, portanto, a links desconhecidos e suspeite de promoções postadas por amigos mas que podem esconder clonagens de telefones. Além disso, nunca passe senhas ou dados sensíveis do seu cartão de crédito, evitando, dessa forma, um rombo na conta bancária.
Clique aqui e fique longe de golpes na Black Friday 2024
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay