O Banco Central (BC) anunciou, na última terça-feira (26), mudanças para o crédito rotativo. Em resumo, a medida permite que clientes com dívidas ativas no crédito rotativo, ou seja, aquelas contraídas no cartão de crédito, possam transferir o saldo devedor para outro banco. Com a portabilidade, os clientes podem ter benefícios como descontos, já que os bancos poderão negociar e fazer contrapropostas aos clientes que buscam o serviço. 

De acordo com o anúncio do BC, a medida deve passar a valer em julho de 2024. E, hoje, você pode tirar suas dúvidas sobre os principais pontos relativos à medida e também ao crédito rotativo. 

O que é o crédito rotativo?

Sabe aquela fatura do cartão de crédito que venceu e você não conseguiu pagar o valor total? Muitas das vezes, ela é a responsável pelo início de um ciclo de endividamento. E isso acontece porque os juros rotativos do cartão de crédito são considerados como um dos mais altos do mercado. 

De forma prática, quando você não paga o valor total do cartão de crédito, o banco libera, automaticamente, uma linha de empréstimo para cobrir os gastos não honrados pelo cliente naquele mês. E, sobre esse valor do empréstimo, é que incidem taxas de juros altas. 

Como evitar o crédito rotativo?

A melhor maneira para não pagar dívidas altíssimas com os juros do crédito rotativo é fazer o pagamento em dia da fatura do seu cartão de crédito. Mas, se por alguma razão você atrasou esse pagamento, saiba que o melhor caminho é pagar, o quanto antes, o saldo devedor ou buscar o seu banco para negociar os valores em aberto. 

Nos dias de hoje, alguns bancos já dão a oportunidade de os clientes parcelarem o saldo que não conseguiram pagar naquele mês, trazendo taxas menores que aquelas dos juros rotativos. Mas essa nem sempre é uma realidade, e é nesse contexto que a medida do Banco Central ameniza o sofrimento daqueles que buscam uma saída mais ajustada à realidade da população inadimplente. 

Como será a portabilidade?

O primeiro ponto a ser lembrado é que as medidas anunciadas pelo BC devem começar a valer a partir de julho de 2024. Mas isso não significa que você deve aguardar as novas possibilidades para colocar em dia a sua situação. Lembre-se: quanto mais tempo o rotativo ficar ativo, maior será o valor pago frente à sua dívida original. 

Com a portabilidade do crédito rotativo, os clientes poderão fazer a portabilidade da dívida ativa do cartão de crédito. Isso significa que os clientes poderão avaliar quais bancos oferecem taxas de juros menores para as suas dívidas e fazer a portabilidade da dívida, ou seja, passar a dívida para esse banco, de acordo com o que melhor se encaixa ao seu bolso. 

O banco no qual a dívida foi feita originalmente poderá fazer uma contraproposta para esse cliente. Além do valor da dívida e das taxas de juros, o cliente poderá avaliar as melhores condições de pagamento/parcelamento da dívida. A portabilidade do crédito, vale ressaltar, deverá ocorrer de forma gratuita. 

Um segundo ponto importante é que, neste momento, a medida não valerá para crédito pago por meio de consignação na fatura. No entanto, o Banco Central já anunciou que este é um ponto que está na agenda para futuros aprimoramentos. 

Veja aqui o anúncio oficial do Banco Central sobre portabilidade do crédito rotativo

Siga-nos no Instagram

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

https://www.instagram.com/jornaldecartao/
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*