Cartão Pão de Açúcar

Infelizmente, a prática de sites falsos e golpes na internet é cada vez mais comum. Por isso, é sempre importante ficar atento aos sites em que entramos para evitar cair em golpes e, pior, ter nossos dados pessoais e financeiros expostos!

Pensando nisso, nós do JORNAL DE CARTÃO elaboramos um guia prático com algumas dicas para evitar vivenciar esse tipo de situação. Confira abaixo nossas dicas e saiba como evitar esse transtorno!

Sites falsos

Geralmente, os golpes de sites falsos imitam sites de grandes empresas a fim de chamar mais atenção das pessoas. Para isso, são criadas páginas na internet bem parecidas com as páginas oficiais dessas empresas.

Tais páginas são tão semelhantes que fazem as pessoas acreditarem que estão em um site oficial. No entanto, ao comprarem um produto, por exemplo, não o recebem e têm seus dados do cartão de crédito e pessoais roubados.

Dicas para identificar sites falsos

Apesar de serem muito parecidos e convincentes, há alguns detalhes que devem ser observados.

Abaixo, separamos algumas dicas importantes que você deve seguir para identificar a veracidade dos sites que visita. Confira:

  • Observe se o endereço do site está correto, pois alguns sites falsos fazem pequenas alterações de letras e até de pontuação para se passar pelo site oficial;
  • Sempre pesquise a reputação da empresa antes de efetuar a compra;
  • Caso o preço do produto esteja muito mais barato do que o normal, desconfie!
  • Desconfie de super ofertas que chegam pelo seu e-mail ou pelas redes sociais, pois elas podem te redirecionar para sites falsos;
  • Não utilize redes wi-fi de pontos públicos ou desconhecidos para fazer compras online, pois eles podem ter acesso aos seus dados bancários;
  • Sempre mantenha seus dados cadastrais no banco atualizados, principalmente seu número de celular! Dessa forma, caso você passe por uma situação dessa, o banco identifica as transações suspeitas e pode entrar em contato com você rapidamente, evitando mais prejuízos.

Acabei caindo no golpe dos sites falsos. O que devo fazer?

Primeiramente, caso você se encontre neste tipo de situação, é preciso ter calma. Além disso, é importante seguir alguns passos e tomar providências, confira:

  • Junte todas as provas possíveis da fraude: informações do site, prints, link do anúncio que você acessou, comprovante do pagamento. Tudo o que você tiver de documentos sobre a situação;
  • Vá até uma delegacia com todos esses documentos e registre um boletim de ocorrência;
  • Se perceber alguma transação suspeita em sua conta bancária ou cartão de crédito, entre em contato com o banco ou instituição financeira imediatamente para efetuar o cancelamento das compras e bloqueio do cartão;
  • Abra reclamações contra a empresa em todos os canais disponíveis, redes sociais e em sites que têm essa finalidade como o Reclame Aqui, Procon e portal do Consumidor.

Para facilitar, clique no botão abaixo para ser redirecionado ao site do Portal do Consumidor.

Lá você consegue abrir diversos chamados e acompanhar as solicitações das reclamações feitas.