Reserva de Emergência

A imprevisibilidade do mundo é algo que muitas vezes nos deixa assustados quanto ao futuro. Principalmente, nos dias atuais, em decorrência da pandemia da Covid-19 e da crescente crise financeira que assola nosso país em função dela.

Infelizmente, imprevistos como desemprego, emergência em saúde, por exemplo, podem acontecer com qualquer um de nós, a qualquer momento. Por isso, é necessário possuir uma reserva de emergência.

Com essa linha de pensamento, é ideal que você tenha ao menos duas reservas de emergência: uma de curto prazo e outra de médio prazo. Mas por reserva de emergência não queremos dizer deixar uma quantia de dinheiro em casa esperando pelo pior.       

Você pode deixar esse dinheiro rendendo em fundos específicos que te permitam resgatá-lo no mesmo dia em que precisar dele.

O fundo de emergência de curto prazo

Esse é o primeiro fundo que você deve focar em construir. Nele, você deve depositar o correspondente a 3 meses de salário ou, pelo menos, 3 meses de seus gastos médios mensais.

O fundo de emergência de médio prazo

Após a criação do fundo de curto prazo, você deve passar a focar no fundo de médio prazo, que equivale a cerca de 6 meses de salário ou, novamente, 6 meses de seus gastos médios mensais.

Ao fim, você terá guardado (e rendendo, ao mesmo tempo) 75% dos seus gastos no ano. Com isso, além de estar bem preparado para eventuais imprevistos, você ainda estará aumentando seu capital de uma forma segura e constante.

Onde devo guardar minhas reservas de emergência?

Em se tratando de reservas financeiras, uma das principais dúvidas é sobre como e onde guardar esse valor de forma que ele esteja seguro e, ao mesmo tempo, te gerando juros.

O melhor local para guardar esses valores são em fundos, pois esses possuem uma variedade considerável de prazos mínimos e porcentagens.

Para o fundo de curto prazo, o autor e fundador da Suno Research, Thiago Reis, em seu livro 101 Perguntas e Respostas para Investidores Iniciantes, indica o fundo BTG Pactual Yield DI RF CP, o qual possui uma boa rentabilidade, mas, principalmente, possui resgate em D+0.

O que é o resgate em D+0?

O número após o D indica em quantos dias o dinheiro solicitado cairá em sua conta após o requerimento. No caso de D+0, quer dizer que, no dia em que você pedir o dinheiro, ele cairá em sua conta.

Devo investir as duas reservas no mesmo fundo?

Você pode escolher colocar as duas reservas no mesmo fundo.

Ou então pode aproveitar, já que o fundo de emergência de curto prazo te garante por 3 meses, e investir o de médio prazo em uma aplicação que renda mais.

Os produtos de investimento tendem a bonificar mais aqueles que investem seu dinheiro por mais tempo. Logo, você pode ter uma rentabilidade maior no fundo de médio prazo!

O importante é sempre gastar menos do que ganha a fim de garantir uma quantia todo mês que pode te salvar de um aperto financeiro inesperado tanto no curto, quanto no médio e a longo prazo, combinado?

Acompanhe nossas redes sociais!

Para não perder nenhuma atualização aqui do Jornal de Cartão e ficar a par das melhores opções de cartão de crédito que há atualmente no mercado financeiro, acompanhe nosso perfil no Instagram!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!