Fim do mês, geralmente, é um período em que ficamos mais apertados financeiramente, certo? E para piorar, infelizmente, imprevistos acontecem e, muitas vezes, os gastos ultrapassam aquilo que estava planejado e o que nosso bolso aguenta.
Pensando nisso e em uma forma de tentar diminuir tais gastos, listamos 3 estratégias simples para que você tenha uma boa vida financeira sem ver o seu dinheiro acabar antes do mês terminar! Quer saber como? Então é só ler as informações abaixo!
Primeiramente, desculpas e mais desculpas, sempre tem um motivo do gasto a mais no orçamento. Mas a culpa realmente é do imprevisto? Tome poder pessoal da sua rotina e de seus gastos. Portanto, tente ao máximo não gastar sem motivo e colocar a culpa em algo.
Acima de tudo, você está no comando dos seus gastos. Quanto mais colocar a culpa em algo externo, menos vai reconhecer o erro para contornar o seu problema. Afinal, se não nos responsabilizamos por nossos erros, não podemos mudá-los.
As atitudes positivas que vão te ajudar a diminuir gastos!
Faça um orçamento para diminuir gastos
Em segundo lugar, no início do ano, programe-se para todos os feriados. Planeje seus gastos para não ficar sem dinheiro. Ou seja, pegue um calendário, veja todas as datas possíveis e tome consciência dos feriados.
Depois, para fazer o orçamento, relacione os gastos nos quais você tem compromisso. Some tudo e depois o que sobrar pode investir.
Obviamente, na prática, talvez não tenhamos bons resultados. Acima de tudo, esse é o grande motivo pelo qual devemos fazer um planejamento doméstico. Mesmo com o planejamento, estamos rodeados de imprevistos.
Tenha percepção dos meses anteriores para saber cada gasto realizado e cada excesso cometido. Tenha flexibilidade no momento de ajustar os planos, controlar os gastos e também se divertir e se relacionar.
Uma festa não planejada, um show ou aquele lanche especial no domingo a noite. Considere tudo isso. Inclusive, os imprevistos!
Se não medir, não dá para melhorar. Atualmente, contamos com diversas tecnologias, aplicativos e softwares que fazem milagres para você e podem te ajudar a planejar sua vida financeira.
Poupe mais e compre menos a prazo
Para poupar, nós podemos inserir novos hábitos, tais como:
- Brechó – Venda tudo que não usa e sempre mantenha seus bens mais valiosos em giro para que eles não percam totalmente o poder de venda.
- Refeições – Opte por fazer as refeições em casa ou levá-las para poupar dinheiro.
- Planos de Serviços – Reduza seus planos de serviços como Internet, TV e afins. Saiba comprá-los ao escolher o que mais se encaixa em seu bolso.
- Impulsividade – Evite acumular objetos desnecessários e não haja por impulsividade.
- Renda Extra – Os bicos podem te fazer ganhar muito mais.
- Taxas e Tarifas – Esteja atento às taxas e tarifas dos bancos. Portanto, tente reduzir os juros das dívidas.
- Estratégias de economia nas despesas fixas – Desligue as luzes, reaproveite a água e tire os aparelhos da tomada.
- Promoções – Procure promoções de viagens e produtos.
- Vícios – Elimine os vícios.
Inicie aos poucos e analise onde você tem mais dificuldade em economizar. Se concentre no que realmente é importante. Tudo isso para nunca mais dizer “gastei demais”. Portanto, seja cuidadoso com o que gasta.
Você está realmente disposto a investir em suas economias? Já pensou em limitar a balada? E reutilizar os materiais? Enfim, são infinitas estratégias para poupar dinheiro.
Busque por opções de lazer gratuitas, viagens mais baratas e troque seus produtos e serviços. Inclusive, antecipe suas contas para não cair na inflação das festas.
Pequenas atitudes, grandes resultados
Tudo que vimos até aqui é possível para qualquer pessoa. Basta ter força de vontade, determinação, e a coragem vai impactar seu bolso.
As economias impactam diretamente na qualidade de vida em prol da realização de nossos verdadeiros sonhos.
Portanto, evite as tentações, opte por transportes alternativos e preste bastante atenção nos gastos diários. Isso é muito importante para ter mais comprometimento com o dinheiro.
Antes de mais nada, sempre se questione, sendo pessoal ou empresarial, para diminuir os gastos:
- Como estão os custos da minha família ou negócios?
- Qual impacto meu orçamento financeiro tem dado nas minhas atividades e rotina? E nos meus investimentos?
- Onde estou sendo afetado?
- Quais as minhas prioridades a curto prazo?
Imagina perder total controle do que paga e do cartão. Talvez, não seja o objeto em si, mas o ato de comprar. Portanto, busque a mentalidade de gastar com sabedoria.
Reúna a família e converse com todos sobre as mudanças nos hábitos. Reforce a necessidade de todos estarem presentes. Inclusive, as crianças também podem participar.
E se eu não conseguir diminuir gastos até o fim do mês?
Se isso tem te causado muitos transtornos e não tem conseguido fazer o planejamento dos meses, pode pedir a ajuda de um profissional. Para isso, temos os consultores financeiros, os quais vão garantir maior tranquilidade nos gastos.
Disciplina, liberdade e segurança para viver tranquilamente. Pense no agora, sem abrir mão do futuro. Negocie e acorde todos seus pagamentos em atraso o quanto antes para evitar maiores encargos.
Você percebeu a importância de poupar? Defina sua meta e, quando a atingir, não pare de economizar. Cerca de 10% deve ser reservado para usar nas emergências. Afinal, é sempre bom ter um dinheiro a mais para alimentar seu fundo e diminuir gastos.
E caso você esteja buscando por um aplicativo que lhe ajude com as suas finanças e contas, fizemos posts sobre dois excelentes apps: o Guiabolso e o Mobills. Para saber mais sobre eles, basta clicar no nome do app de seu interesse.