Contas

Se já passou por sua cabeça usar um empréstimo como saída de uma dívida que estava acumulando, saiba que você não é o único. Esse é um plano de muitos daqueles que estão endividados e querem se livrar desse fardo. Entretanto, não são todos que sabem avaliar se isso compensa ou não, o que os impede de tomar a decisão certa. 

Para não correr o risco de tomar a decisão errada, continue lendo este artigo, que foi feito para tirar todas as suas dúvidas!

Vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas?

A resposta para essa pergunta é: depende de sua situação! Normalmente sim, entretanto, há alguns fatores que devem ser levados em conta antes de tomar a decisão. São eles:

Valor das parcelas maior do que você dá conta de pagar

Pegar um empréstimo cujas parcelas são maiores do que você dá conta é uma cilada na qual muitos caem.

Se suas dívidas são maiores do que você dá conta de pagar, isso pode fazer com que quitá-la seja um grande desafio. Esse desafio, se não resolvido rapidamente, acaba se tornando uma grande bola de neve (devido às taxas e multas) saindo completamente de controle. 

Nessa situação, pegar um empréstimo que dê para pagar o que se deve e evitar que a bola de neve continue crescendo é muito válido.

Entretanto, o mais importante é se preocupar em pagar as parcelas do empréstimo e não cometer esse erro de novo. 

Acima de tudo, lembre-se que a parcela será uma despesa fixa a começar pelo próximo mês, o que pode alterar seu orçamento mensal.

Calcule muito bem quanto você dá conta de pagar para não se meter em mais problemas!

Várias dívidas com juros compostos sendo cobrados em cada uma delas

Uma das dívidas pode ser a fatura do cartão de crédito, outra de um financiamento imobiliário e outra de um empréstimo que você pegou para pagar a reforma da casa, mas que atrasou nos pagamentos. 

Milhões de brasileiros se encontram nesta situação de ter múltiplas dívidas ao mesmo tempo, o que pode se tornar um grande problema, principalmente devido aos juros compostos que aumentam cada uma das dívidas rapidamente. 

Nesse tipo de situação, a saída ideal é conseguir um empréstimo para impedir que essas dívidas continuem crescendo nesse ritmo acelerado. 

A ideia central dessa estratégia é que você troque vários pagamentos de diferentes planos para um pagamento só. Isso te ajuda a se organizar melhor, evitar esquecer pagamentos e escolher a data de vencimento, de acordo com seu salário. 

Além disso, você acaba com esses juros compostos diferentes e troca-os por apenas um, que está sob controle. Ademais, com o capital do empréstimo, você pode conseguir um desconto por quitar as dívidas de uma vez, o que pode te poupar uma quantia considerável. 

Com um bom planejamento financeiro, você consegue controlar bem suas despesas financeiras e, então, fazer de tudo para não se colocar nessa situação financeira novamente!

Está NEGATIVADO e precisando de um empréstimo? Aqui no JC temos diversos conteúdos financeiros com dicas para limpar o seu nome.

Acompanhe nossas redes sociais!

Para não perder nenhuma atualização aqui do Jornal de Cartão e ficar a par das melhores opções de cartão de crédito que há atualmente no mercado financeiro, acompanhe nosso perfil no Instagram!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!