Cartões de crédito

Todo mundo quer ter um cartão de crédito com bom limite para chamar de seu, não é mesmo? No entanto, muita gente não consegue!

Esse é o seu caso? Então você precisa ler este texto do início ao fim para descobrir maneiras de ser aprovado em todos os cartões de crédito que quiser! Confira abaixo!

Como ter aprovação de um cartão de crédito?

Primeiramente, é importante você saber que a aprovação de qualquer cartão de crédito está diretamente ligada ao score de crédito, meio pelo qual os órgãos de proteção como o Serasa e o SPC classificam o risco de concessão de crédito para cada pessoa, ou seja, o risco dessa pessoa não conseguir pagar e se tornar inadimplente.

Logo, se sua pontuação estiver baixa, você vai ter problemas em conseguir um bom cartão de crédito ou, bons planos de empréstimo ou financiamento.

Análise de crédito

A avaliação de crédito, ou simplesmente análise de crédito, é o estudo que o banco faz sobre seu histórico de pagador. Por meio dele, é decidido se você pode (ou não) ter crédito e, caso possa, qual o limite ideal para você.

Esse estudo leva em conta seu histórico de pagamento com base em questões como prazos para pagamentos de contas, se você atrasou, quanto tempo atrasou, entre outros motivos. Acima de tudo, isso serve para proteger o banco (ou instituição financeira) de emprestar dinheiro para alguém e não ser pago.

Outro ponto importante a ser levantado é que, caso a pessoa esteja negativada, a chance de aprovação de crédito é muito baixa. Isso porque a pessoa já está devendo alguém e ainda não a pagou.

Caso você esteja com seu CPF sujo, o melhor a se fazer (em um curto prazo) é procurar por cartões que aceitem negativados e tentar quitar suas dívidas e melhorar seu score (em um médio prazo).

Aqui no Jornal de Cartão, você encontra diversos cartões que aceitam negativados. Abaixo, selecionamos um destes cartões para você. Confira:

Como o score de crédito é definido?

Score de crédito
Score de crédito

Saiba que o score de crédito de uma pessoa varia de 0 a 1000. Quanto mais alta a pontuação, mais confiável e boa pagadora a pessoa é e menor a taxa de juros cobrada.

Abaixo, seguem as métricas do score de crédito:

  • 0-200: Risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: Alto risco de inadimplência;
  • 401-700: Médio risco de inadimplência;
  • 701-900: Baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: Risco muito baixo de inadimplência.

Como dissemos acima, órgãos de proteção ao crédito como o Boa Vista SCPC, Serasa e SPC usam o histórico de pagamento de suas contas para definir seu score.

Quais hábitos podem abaixar meu score de crédito?

Algumas ações podem impactar negativamente seu score. São elas:

  • Atrasar o pagamento de boletos, contas, faturas, etc;
  • Fazer várias solicitações de cartão de crédito;
  • Fazer várias solicitações de empréstimos;
  • Solicitar um aumento muito grande do seu limite de crédito;
  • Não ter nenhuma conta em seu nome (como saberão se você é um bom pagador?).

Quero aumentar meu score. O que devo fazer?

Siga as dicas abaixo e aumente de vez seu score de crédito!

Pague todas as suas contas em dia

Não atrase no pagamento de contas. Como dissemos acima, manter suas contas em dia é essencial para um bom score, pois isso demonstra para os bancos (e instituições financeiras) que você tem comprometimento com seus deveres.

Tenha contas em seu nome

Independentemente de você estar negativado ou não, os bancos precisam ver contas em seu nome para saberem como é seu comportamento com relação a elas.

Sem saber se você paga suas contas em dia ou não, como vão saber se podem confiar empréstimos a você?

Então, lembre-se de que até a falta de informação pode fazer com que seu score seja baixo. Por isso, coloque a conta de luz, de telefone e de água, por exemplo, em seu nome.

Atualize seus dados!

É muito importante sempre atualizar suas informações cadastrais. Isso tanto nas instituições de crédito (bancos e financeiras) quanto nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa e o SPC.

Caso você não tenha cadastro nesses portais, saiba que é possível criar sua conta de forma rápida e gratuita.

Não solicite muitos cartões ou aumento de limite de uma só vez

Certamente, os bancos ficam assustados quando percebem que você está tentando arrumar crédito com todo mundo.

Isso porque fica parecendo que é outra pessoa usando seu CPF e tentando conseguir o máximo de dinheiro possível. Para evitar que os bancos liberem crédito num possível golpe, seu score é automaticamente abaixado nessa situação.

O indicado é esperar por volta de 180 dias para fazer novas solicitações. Assim, você tem garantia de que seu score não diminuirá por isso.

Acompanhe nossas redes sociais!

Para não perder nenhuma atualização aqui do Jornal de Cartão e ficar a par das melhores opções de cartão de crédito que há atualmente no mercado financeiro, acompanhe nosso perfil no Instagram!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!