Cartões de crédito

Qual o melhor cartão de crédito para você? Atualmente, o que não faltam no mercado são opções de cartão de crédito, não é mesmo? Isso porque, além dos bancos tradicionais, há também a presença dos bancos digitais, que oferecem cartões repletos de benefícios e vantagens.

Além disso, há diversas lojas de departamentos, como Lojas Americanas, Magazine Luiza e tantas outras que também firmam parcerias com instituições bancárias e ofertam opções de cartão de crédito.

Diante de tudo isso, podemos concluir que o universo bancário do Brasil mudou e segue mudando. Com isso, as opções de cartão de crédito e as características de cada um deles também se modificaram!

Pensando nisso, escrevemos este artigo com todas as informações importantes sobre cartão de crédito que você precisa saber na hora de escolher o ideal para você!

Mudança no estilo dos bancos

Até poucos anos atrás, o mercado bancário que existia no Brasil era formado por cerca de cinco ou seis grandes instituições que trabalhavam praticamente sem concorrência e, por isso, frequentemente, abusavam de taxas, tarifas e anuidade.

No entanto, com o passar do tempo, alguns empresários e empreendedores perceberam que havia espaço neste mercado para empresas inovadoras, digitais e que tivessem como foco principal atender seus clientes de uma forma que os bancos tradicionais não faziam.

Foi a partir daí, que os bancos digitais começaram a surgir. Em 2013, por exemplo, David Vélez criou o Nubank, dando início a toda revolução digital.

Quais são os tipos de cartão de crédito que existem atualmente?

É importante entender as diferenças que existem em cada tipo de cartão de crédito para conseguir saber qual é a melhor opção para sua realidade financeira. De um modo geral, os cartões de crédito são divididos em:

  • Cartão de crédito tradicional;
  • Cartão virtual;
  • Cartão de crédito consignado;
  • Cartão pré-pago.

Quer entender melhor as características de cada um desses cartões? Então acompanhe abaixo:

Cartão de crédito tradicional

Como o próprio nome já diz, esse é o cartão que vemos ser ofertado todos os dias nos anúncios e propagandas. Esse tipo de cartão pode funcionar tanto na função débito quanto crédito, só que a maioria vem com apenas uma das funções ativada, cabendo a você ativar a outra (através do aplicativo do banco ou então ligando para sua central de atendimento). 

Hoje em dia, a maioria dos cartões de crédito vem com algum benefício para atrair novos clientes. Esses benefícios podem ser algo como: anuidade gratuita, programa de pontos e/ou de milhas, etc.

A questão do melhor benefício vai depender dos seus hábitos de gasto e de sua preferência também. 

Cartão de crédito virtual

Esse tipo de cartão é o mais tecnológico dentre todos. Ele só surgiu há alguns anos, junto dos bancos digitais e seus aplicativos. Como seu nome já diz, ele é virtual e seu propósito é dar mais segurança em suas compras na internet.

Isso porque você consegue gerar um desses cartões e apagá-lo a qualquer momento. Tudo o que você precisa para isso é uma conexão à internet.

Para ter um desses cartões, você precisa ser cliente de um banco que tenha essa funcionalidade em seu aplicativo. Com ele, você faz compras online sem precisar correr o risco de inserir os dados da sua conta principal.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago, como o próprio nome já diz, funciona como um chip de celular pré-pago: você coloca dinheiro na conta e só então pode gastar o saldo utilizando a função de crédito.

É perceptível que ele é bem parecido com o cartão de débito. De fato, os dois são muito semelhantes, porém, para se ter um cartão de débito, você precisa ter conta em um banco.

O cartão pré-pago é dos mais fáceis de se conseguir aprovação, demorando apenas alguns dias para ele chegar na sua casa.

Além disso, ele não se preocupa com o fato de seu nome estar no SPC/Serasa ou não. Pois, afinal, você não consegue ficar devendo nem ao banco, nem a empresa que fornece esse tipo de cartão.

Os pontos fortes desses cartões são justamente que eles são liberados facilmente e que você tem maior controle sobre suas finanças. Enquanto isso, seu ponto fraco é que ele somente possui essa funcionalidade, semelhante ao débito.

Cartão consignado

O cartão consignado funciona da seguinte maneira: você tem um crédito em seu cartão e pode gastá-lo com o que quiser (assim como no cartão de crédito comum).

O que diferencia o consignado, no entanto, é que a fatura é descontada diretamente da sua folha de pagamento, ou seja, antes de seu salário cair em suas mãos.

Além disso, cartões consignados aceitam quem está negativado. Você estar com nome sujo não significa que você terá, nesse caso, seu pedido do cartão rejeitado. Pelo contrário: o cartão consignado é dos mais procurados por essas pessoas.

Entretanto, você só pode ter um cartão consignado se for aposentado ou pensionista do INSS ou servidor público.

É necessário que você se encaixe num desses perfis, pois eles são os únicos que permitem descontar o valor das parcelas diretamente da folha de pagamento.

Esse fator de apenas alguns conseguirem um cartão consignado é o ponto fraco desse tipo de cartão, enquanto seu ponto forte é justamente que ele aceita negativados.

Boas opções de cartão de crédito

Quer conferir algumas boas opções de cartão de crédito? Então veja só:

Nubank

Nubank cartão
Fonte: Cartão Nubank

O Nubank é dos bancos digitais mais buscados no Brasil. Seu aplicativo é completo, simples de usar e o banco possui um atendimento ao cliente extremamente eficiente e humanizado. Além da função crédito, você também consegue ativar a função débito.

Além disso, pagando R$20 por mês, você pode participar do Nubank Rewards, que te dá descontos na fatura e também em estabelecimentos parceiros.

Para saber mais sobre o cartão Nubank, é só clicar no botão abaixo e conferir!

Next

Cartão Next
Fonte: Cartão Next

O Next foi criado pelo Bradesco como meio de participar da revolução digital sem abrir mão de sua estrutura e solidez como um dos maiores bancos tradicionais do Brasil.

Tendo um dos melhores aplicativos bancários, o cartão de crédito do Next é dos mais completos do mercado. Nele você não paga anuidade, pode realizar saques em qualquer caixa da rede Banco24Horas, pode fazer TEDs e DOCs ilimitados e tem outros recursos como o Flow, Objetivos, Vaquinha, entre outros.

Para saber mais sobre o cartão Next, é só clicar no botão abaixo e conferir nosso artigo!

Acompanhe nossas redes sociais!

Para não perder nenhuma atualização aqui do Jornal de Cartão e ficar a par das melhores opções de cartão de crédito que há atualmente no mercado financeiro, acompanhe nosso perfil no Instagram!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!