Você já ouviu falar de alguém que teve o celular roubado e teve seu app bancário invadido pelos criminosos? Pois é, infelizmente, essa situação vem se tornando frequente no Brasil e, no carnaval, os foliões devem tomar ainda mais cuidado! 

Sendo assim, nós do Jornal de Cartão vamos te passar algumas dicas para proteger seu PIX em caso de furto ou roubo do seu celular, para que você possa curtir a farra sem esquentar a cabeça! 

Como acontece o golpe do PIX

O "golpe do PIX" como ficou conhecido, se inicia com o criminoso roubando o celular da vítima enquanto esta utiliza o aparelho já desbloqueado. Isso porque, com o aparelho já desbloqueado, é muito mais fácil para o criminoso ter acesso a todos os seus aplicativos, inclusive, seu aplicativo bancário. 

Dessa forma, os criminosos utilizam-se do benefício do PIX de fazer transferências imediatas para transferir todo o dinheiro de sua conta bancária para uma conta fraudulenta e, até mesmo, pegar empréstimos em seu nome, se seu banco oferece esse serviço. 

Ufa… já imaginou o prejuízo? Dói só de imaginar, não é mesmo? Pois bem, não queremos que você passe por isso. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para você se prevenir desse estresse caso aconteça o infortúnio de ter seu celular roubado. 

1) Não dê bobeira com seu celular

A vítima perfeita para os criminosos que realizam este tipo de crime é aquela distraída e com a tela do aparelho já desbloqueada, pois, como já mencionamos, dessa forma fica muito mais fácil ter acesso às suas informações e contas logadas no aparelho. 

Então, nossa dica número 1 é: evite utilizar seu celular no meio da folia. Sabemos que de vez em quando tirar aquela foto da galera ou ligar para aquele seu amigo que não pode ir é tentador. Mas, se não for algo de extrema importância, o melhor é esperar estar em um lugar seguro e tranquilo antes de navegar pelo seu aparelho. 

2) Não guarde seu celular no bolso

Essa dica está ligada à dica nº 1, mas é importante ressaltar! Guarde seu celular de preferência em uma doleira, nunca em bolsos, bolsas ou pochetes, pois os criminosos podem furtá-los sem que você perceba, principalmente no meio da euforia do bloquinho. 

Uma outra opção super interessante é levar aquele seu celular velho que está guardado na gaveta e deixar o seu celular oficial, que contém todos os seus dados e aplicativos de banco, em casa. Porém, sabemos que nem sempre essa é uma alternativa viável para todos. 

3) Nunca deixe suas senhas anotadas no telefone

Sabemos que com tantas senhas para se lembrar, é difícil não deixar tudo anotadinho. Virou costume de vários deixar essas senhas anotadas no próprio celular, normalmente no bloco de notas ou em uma conversa no WhatsApp. Quem nunca, não é mesmo? 

O problema é que, caso seu aparelho seja furtado, todas as suas senhas vão diretamente para as mãos do criminoso, já pensou nisso? Por isso, antes de ir para a folia, confira seu aparelho e apague qualquer senha que tenha anotado nele. Isso pode parecer uma inconveniência de primeira mas pode acabar te ajudando bastante. 

4) Estabeleça um limite para seu PIX

Você sabia que você mesmo consegue estabelecer um limite do valor diário de transações realizadas pelo seu PIX? Dessa forma, ao estabelecer um limite de, por exemplo, R$ 500 de transações diárias por PIX, você cria uma certa garantia de que sua perda total não será além desse valor, contando que você consiga bloquear sua conta no mesmo dia. Inteligente, não é mesmo? 

Então não perca tempo e já estabeleça seu limite de PIX! Lembre-se que você escolhe esse valor segundo o seu perfil financeiro e as suas necessidades. 

Pronto! Com essas 4 dicas básicas você já está mais preparado para curtir o Carnaval sem preocupações!

Acompanhe nossas Redes Sociais!

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!  

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*