A inteligência artificial está presente em nossas vidas de diferentes maneiras. Mesmo sem perceber, utilizamos essa tecnologia em nossos smartphones, televisões, veículos com sensores modernos, assistentes virtuais, tecnologias aplicadas à saúde e muito mais. E é justamente com a ajuda dessa tecnologia, que o Nubank lançou o Pix por voz, uma funcionalidade que já pode ser testada pelos clientes.
Desde o lançamento do Pix, muitas atualizações já foram liberadas pelo Banco Central do Brasil para que o sistema fosse aprimorado. Mais recentemente, por exemplo, foram iniciados os testes para pagamentos via Pix por aproximação (clique aqui para ler a matéria completa). Agora, com a novidade anunciada pelo Nubank, os clientes do banco poderão experimentar novos serviços no aplicativo e WhatsApp.
Fase de testes de nova tecnologia
O Pix por voz do Nubank teve sua fase de testes iniciada em agosto de 2024. Agora, já no final do ano, a fintech anunciou que a maior parte de seus clientes já tinham acesso à nova funcionalidade. Portanto, se você ainda não conseguiu testar transferências via mensagens de áudio, texto ou imagem, é importante não se preocupar, pois em breve você também poderá fazê-lo no aplicativo.
No entanto, a inteligência artificial para o WhatsApp ainda tem limitações. Isso porque o banco fará todo o processo de liberação em etapas, já que a tecnologia segue em testes para garantir toda a segurança que o aplicativo próprio do banco oferece para o ambiente de troca de mensagens mais comum entre os brasileiros.
Pix por voz: como funciona?
A inteligência artificial desenvolvida pelo Nubank e aplicada ao Pix por voz, texto e imagem funciona de forma bastante prática. O aplicativo seguirá os seus comandos, e, antes da conclusão da transação, você poderá confirmar que está tudo correto para a finalização. Dessa forma, o objetivo do banco é que a sua transferência ocorra com mais agilidade em relação ao processo que você já conhece.
Para simplificar, vamos comparar o passo a passo para realizar a transferência com e sem a ajuda da inteligência artificial. No caso da transferência em que você precisa digitar todos os campos, é necessário seguir os seguintes trâmites:
- acessar a área Pix do aplicativo;
- digitar o valor que será transferido;
- inserir o contato da pessoa que receberá o dinheiro;
- optar pela forma de transferência (saldo na conta, limite de cartão de crédito);
- e revisar os detalhes para concluir a transação.
Já no caso do Pix por voz, veja abaixo o passo a passo:
- Acesse a área Pix no aplicativo e grave uma mensagem de áudio ou envie uma mensagem de texto informando a transação que deseja fazer. Exemplo: "envie um Pix de 50 reais para Ana Silva ou o CPF/CNPJ...". Caso o contato da pessoa já esteja salvo em sua lista, é só falar o nome. Do contrário, soletre os dados da chave do Pix.
- Confira os dados.
- Confirme a transação, que será recebida na hora pelo destinatário.
Permissões no aplicativo
Para realizar a transação, será necessário permitir que o aplicativo do Nubank tenha acesso ao seu microfone. Por isso, para certificar-se de que a funcionalidade já está disponível no aplicativo, basta entrar na área Pix e verificar se há o ícone do microfone. Caso positivo, basta clicar no botão para iniciar a sua transação Pix por voz.
Mas se o seu aplicativo ainda não estiver com a funcionalidade liberada, atualize-o ou aguarde alguns dias para testar novamente. Além disso, o Nubank costuma enviar um e-mail aos seus clientes avisando que o novo serviço já está disponível. Por isso, fique atento à caixa de entrada e mantenha seus dados atualizados.
Para enviar um Pix por mensagem, siga as mesmas instruções, digitando os dados básicos para que a transação ocorra. Importante: em todos os casos, você poderá revisar a sua transação e deverá digitar a senha do banco para finalizar a transação. Assegure-se de que está fazendo tudo corretamente.
Imagem de Tung Nguyen por Pixabay