Existem muitas formas de confirmar que você está fazendo corretamente uma transferência. Ao utilizar o sistema Pix, por meio do aplicativo do seu banco, é possível conferir dados como CPF, nome completo, banco de destino do valor e até mesmo os dados da conta. Mas, ainda assim, os mecanismos de segurança podem passar despercebidos pelos usuários, e o chamado “Pix por engano” vira uma dor de cabeça.

Se você já recebeu um valor indevido ou fez uma transferência para a pessoa errada, conhece bem a situação e o desespero que é passar por isso. Mas será que é possível recuperar esse valor ou devolvê-lo ao seu dono? O Banco Central do Brasil (BCB) tem algumas orientações para esses casos. No entanto, é possível que nem todo engano tenha finais felizes.

Como devolver Pix?

De acordo com o BCB, a devolução do dinheiro recebido indevidamente é simples. Para fazê-la, o usuário deve clicar sobre a transação, diretamente no aplicativo do banco, e prosseguir na opção denominada "fazer um reembolso" ou "devolver".

Ponto de atenção: se você fizer um novo Pix, correrá o risco de ter o valor descontado duas vezes. Isso acontece porque o usuário pode pedir a devolução do Pix e o banco fará o desconto sobre a transação de origem.

Dessa forma, caso a pessoa peça para que você deposite em outra conta, é importante que você informe que fará a devolução conforme orienta o BCB, o que garante que ambas as partes estarão protegidas em caso de acionamentos futuros.

Passo a passo resumido

  1. Abra o aplicativo do seu banco.
  2. Clique na transação na qual recebeu o Pix indevidamente.
  3. Acione a opção "fazer reembolso" ou "devolver", de acordo com o seu banco.

Fiz um Pix por engano, e agora?

Se você foi a pessoa que fez uma operação por engano, o primeiro passo é manter a calma. Você pode conversar com o seu banco sobre a situação. Outra possibilidade é conversar com a pessoa que recebeu o Pix por engano e pedir a devolução.

Outro ponto de destaque é que, caso a pessoa se negue a devolver, você poderá acioná-la judicialmente. A apropriação de valor indevido é crime tipificado no Código Penal Brasileiro e, portanto, mesmo que a pessoa tenha errado ao transferir, ela tem o direito de receber o seu dinheiro de volta.

Nesses casos - em outros golpes financeiros -, é importante registrar um boletim de ocorrência relatando o ocorrido.

Saiba o que é engenharia social e fique atento a golpes financeiros

Acompanhe nossas redes sociais!

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*