
O Pix por aproximação já está valendo. Desde o último 28 de fevereiro, quando muitos brasileiros já estavam na folia carnavalesca, o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou que as instituições financeiras de pagamento já começaram a possibilitar os pagamentos por essa nova modalidade. Ou seja, você já pode aproximar o seu celular (smartphone) e facilitar a sua vida na hora de fazer compras.
No ano passado, o Jornal de Cartão divulgou, aqui no portal, que o BCB já estava em curso com a fase de testes do Pix por aproximação. Para operacionalizar a nova função, foram publicadas, à época, importantes resoluções que detalharam as regras para as instituições que aderiram ao meio de pagamento.
Vale lembrar que o Banco Central é responsável por regular e gerir toda a tecnologia operacional do sistema, e, dessa forma, realizou as verificações necessárias para a liberação da solução em larga escala.
Clique aqui e veja os detalhes das resoluções do Pix por aproximação
Benefícios do Pix por aproximação
O Pix por aproximação representa mais um meio de pagamento para os brasileiros. E, de acordo com o Banco Central, alguns dos objetivos dessa jornada de aperfeiçoamento do Pix é reduzir as etapas de pagamentos e permitir que o sistema se integre a carteiras digitais, mais conhecidas como wallets.
Os clientes que optarem por ativar esse meio de pagamento, terão como facilidades:
- possibilidade de pagar por aproximação, via carteira digital, sem precisar abrir o aplicativo do banco;
- mais rapidez nos pagamentos.
Ainda de acordo com o BCB, cerca de 99% das instituições financeiras terão a obrigatoriedade de integrar os serviços às atuais plataformas. Contudo, os clientes desses bancos deverão estar cadastrados no Open Finance, ferramenta que viabiliza o compartilhamento de dados de um mesmo cliente entre diferentes bancos e fintechs.
Pix por engano: clique aqui e saiba devolver ou reaver valores
Como vai funcionar?
Conforme dito anteriormente, as instituições financeiras de pagamento, como os bancos, devem ofertar, a partir de agora, essa nova modalidade de pagamento. Para isso, é necessário que você, enquanto cliente, vincule as contas nas quais realiza transações via Pix às carteiras digitais disponíveis em seu smartphone.
De acordo com o BCB, a partir do momento em que você faz esse processo de vinculação, já poderá fazer seus pagamentos com as comodidades e facilidades do novo meio de pagamento. Para isso, siga os seguintes passos:
- ao informar a opção de pagamento, diga que vai fazê-lo via Pix por aproximação;
- aproxime o seu celular da maquininha, que exibirá um QR Code com os dados, a exemplo do valor;
- confira os dados na tela;
- confirme a transação em seu celular. Aqui, será necessário digitar a senha de costume do seu telefone ou fazer o processo de reconhecimento facial e biometria.
É importante lembrar que para fazer esse tipo de transação o seu celular deverá estar conectado a uma rede de internet. Além disso, o Pix por aproximação terá um limite de R$ 500,00 ao dia, valor que pode ser alterado pelo usuário diretamente no ambiente da carteira digital.
Como habilitar a minha carteira digital?
Se você já tem a sua carteira digital, basta abrí-la e verificar se a opção já consta como disponível. Mas se esse não é o seu caso, saiba que é preciso ter um telefone que já conta com o chamado NFC - Near Field Communication, em inglês. Esse é um sistema que permite que aparelhos troquem informações e é muito comum encontrá-lo em todos os modelos de celulares mais recentes.
A carteira Google já está oferecendo a possibilidade de fazer Pix por aproximação aos usuários que têm a carteira digital. No entanto, usuários de carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay ainda devem esperar mais alguns dias e semanas, já que esses serviços não aderiram à nova modalidade.