O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou, nesta sexta-feira (2), que a partir de novembro deste ano o Pix por aproximação entrará em fase de testes. Essa faz parte de uma nova etapa evolutiva do meio de pagamento, que, nos dias de hoje, já é considerado o mais utilizado pelos brasileiros. Exemplo disso é que, somente em 2023, foram registradas 42 bilhões de transações via Pix.

Para operacionalizar a nova função, o BCB publicou importantes resoluções que detalham as regras para as instituições que irão aderir ao meio de pagamento. Vale lembrar que o Banco Central é responsável por regular e gerir toda a tecnologia operacional do sistema, e, dessa forma, fará as verificações necessárias para a liberação da solução em larga escala.

Clique aqui e veja os detalhes das resoluções do Pix por aproximação

Benefícios Pix por aproximação

O Pix por aproximação representa mais um meio de pagamento para os brasileiros. E, de acordo com o Banco Central, alguns dos objetivos dessa jornada de aperfeiçoamento do Pix é reduzir as etapas de pagamentos e permitir que o sistema se integre a carteiras digitais, mais conhecidas como wallets.

Os clientes que optarem por ativar esse meio de pagamento, terão como facilidades:

  • possibilidade de pagar por aproximação, via carteira digital, sem precisar abrir o aplicativo do banco;
  • mais rapidez nos pagamentos.

Ainda de acordo com o BCB, cerca de 99% das instituições financeiras terão a obrigatoriedade de integrar os serviços às atuais plataformas. Contudo, os clientes desses bancos deverão estar cadastrados no Open Finance, ferramenta que viabiliza o compartilhamento de dados de um mesmo cliente entre diferentes bancos e fintechs.

Acompanhe nossas redes sociais!

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*