As instituições financeiras estão sempre inovando para garantir mais facilidades para seus clientes. A possibilidade de parcelamento após compra é também uma das soluções que alguns bancos brasileiros oferecem aos usuários. E hoje você confere como e quando utilizar esse tipo de parcelamento, que divide vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas com critério e cautela.
Antes de entender melhor sobre quando utilizar o serviço, saiba que existe uma diferença entre o parcelamento do lojista e o do banco. Nesse primeiro, são consideradas as condições impostas pelos proprietários de lojas. Já com o parcelamento de compras à vista, você estará negociando com o seu banco a criação de parcelas em uma compra que antes não era parcelada.
O que é o parcelamento após compra?
O primeiro ponto que você deve entender é que esse tipo de parcelamento ocorre após o cliente fazer suas opções de pagamento ainda no lojista. Para exemplificar, suponha que fez uma compra na loja e optou por não dividi-la. No entanto, ao chegar em casa percebeu que a fatura daquele mês já está muito alta. O que fazer agora?
Essa é uma das situações em que o parcelamento após a compra pode ajudá-lo a se livrar de realizar apenas o pagamento mínimo da fatura ou até mesmo de um eventual atraso. Por isso, em casos em que você não der conta de fazer um pagamento à vista e o peso daquela compra é muito alto, você pode optar por verificar, dentro do aplicativo, as condições de parcelamento.
Mas fique atento: esse parcelamento após compra só fará sentido se as taxas cobradas forem inferiores/menores aos juros que você pagaria pelo não pagamento do total da fatura. Por isso, você deve avaliar todas as saídas para sua situação financeira e qual delas melhor se adapta à sua realidade financeira.
Benefícios
Nem sempre o cenário para que você recorra a essa opção é negativo. Quer um exemplo? Muitas lojas colocam determinados produtos em promoção, mas não aceitam o seu parcelamento quando já é um item com descontos. Além disso, não é incomum encontrar lojas que não oferecem parcelamentos mais longos ou que só aceitam o pagamento à vista.
Nesses casos, você pode se beneficiar dessa modalidade. Ou seja, você pode fazer a sua compra normalmente, sem parcelamento no cartão, e, logo após, fazer o uso do parcelamento após compra para garantir o produto de desejo.
Como fazer esse parcelamento?
Como dito no início, muitos bancos já oferecem essa solução aos usuários. As cobranças de encargos variam de acordo com cada instituição. O passo a passo para aderir ao serviço de parcelamento após compra é similar em diversas financeiras: no aplicativo, você deve acessar a compra sobre a qual deseja as novas condições de pagamento e simular.
Abaixo, você confere a lista com alguns bancos que já incluíram essa facilidade em sua cesta de serviços e acompanha o passo a passo de cada um deles. Clique sobre o nome de seu banco e saiba mais!
Caso você seja cliente de outro banco, busque informações sobre o serviço.
Acompanhe nossas redes sociais!
Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!
A equipe do Jornal de Cartão agradece!