iptu 2025

Após um janeiro que ganhou ‘memes’ por ter sido eterno para muitos brasileiros, o mês de fevereiro deve passar em um piscar de olhos. Com o avanço do ano, é possível que algumas contas comecem a tirar o sono de muitas pessoas. O IPTU 2025 é um dos impostos que as famílias devem encarar nos próximos dias, acumulando-se a impostos como o IPVA e compras relacionadas ao novo ano letivo.

Como é de conhecimento de muitos, a data de pagamento do imposto varia de acordo com o cronograma estabelecido por cada prefeitura municipal, por isso o calendário deve ser conferido diretamente no site do município. No entanto, uma estratégia comum é que as prefeituras costumam oferecer a possibilidade de parcelamento do valor e, ainda, o desconto para pagamentos à vista, em uma única parcela - a chamada cota única.

Quando parcelar?

Com todas as contas do início do ano, é possível que pagar à vista esteja fora dos seus planos. Mas antes de tomar a sua decisão pelo parcelamento, é importante verificar se há a incidência de juros nas parcelas. Observe, portanto, o percentual cobrado, nos casos em que houver cobrança de juros. Se não houver essa cobrança, opte por aquela situação que melhor se encaixa à sua realidade financeira no momento.

O importante é inserir essa despesa em seus cálculos mensais e planejamento, de modo que não se esqueça de pagá-la. Muitas pessoas esquecem desse compromisso ao parcelar pois é algo fora do habitual. Por isso, se a memória não for sua aliada, programe o pagamento no aplicativo do seu banco ou coloque alertas sonoros em seu celular.

Dica importante: parcelar é a melhor opção quando você não tiver dinheiro suficiente para quitar esse imposto de uma só vez. Nunca peça empréstimos para pagar o IPTU 2025, pois as taxas que incidem sobre esse produto financeiro tendem a ser maiores que a do próprio parcelamento do imposto.

Cota única do IPTU 2025

Já para aqueles que ainda têm dúvidas e estão com o orçamento um pouco mais livre, mas ainda não sabem se devem pagar a parcela única do IPTU, uma dica importante é avaliar se a prefeitura municipal está oferecendo à população condição especial de pagamento à vista. Essa condição, na maioria das vezes, é o desconto de 5% sobre o valor total, podendo haver variações de acordo com o município.

Nesse caso, o imposto sobre o valor total fica mais em conta. Além disso, o cidadão terá como benefício quitar de uma vez por todas o IPTU 2025, riscando das obrigações mais uma conta típica do início do ano.

Dicas extras para o próximo ano

Para aquelas pessoas mais interessadas no mundo das finanças, é possível, ainda, avaliar se compensa parcelar o IPTU - no caso em que não houver incidência de juros - e alocar o valor em fundos de investimentos. Muitas vezes, a depender do tipo de investimento, esse pode ser um exercício bastante válido.

Outra forma de não passar sufoco no próximo ano é reservar mensalmente, ao longo de 2025, uma quantia correspondente ao imposto. Dessa forma, no ano que vem, você já terá juntado, sem perceber, o valor necessário para pagar o IPTU. Lembre-se de manter esse valor aplicado em rendimentos seguros, trazendo lucros para a sua conta.

O que é o IPTU?

O Imposto Predial Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é cobrado de todos os cidadãos que têm imóveis construídos ou ainda em fase de lote em áreas urbanas. Os valores são calculados de acordo com uma série de fatores: localização, tamanho e tipo de imóveis (veja mais informações aqui).

Imagem de ijeab no Freepik