O prazo regular para envio das declarações de imposto de renda de 2024 (ano-base 2023) foi encerrado em 31 de maio. Mas desde ontem (3 de junho), a Receita Federal reabriu o sistema para recebimento daquelas pessoas que perderam o prazo ou precisam retificar as informações enviadas no prazo vigente.

Para aqueles usuários que ainda não declararam os rendimentos referentes ao ano anterior, é imprescindível "correr contra o tempo", pois a cada mês a multa pela falta de prestações de contas ao leão aumenta.

Perdi o prazo do imposto de renda, e agora?

Conforme já adiantado, os contribuintes que ainda não entregaram a declaração do imposto de renda devem fazer o preenchimento das informações normalmente, utilizando o sistema disponibilizado pela Receita Federal.

Os contribuintes que preferirem podem, ainda, solicitar os serviços prestados por contadores para emitir a declaração.

Acesse aqui o sistema do imposto de renda e regularize a sua situação

Vale destacar que, neste ano, devido à situação emergencial vivenciada por contribuintes do Rio Grande do Sul, em meio às chuvas que causaram graves enchentes em dezenas de cidades, a Receita Federal prorrogou o prazo regular limite para a declaração. Serão aceitas, portanto, as declarações até 30 de agosto.

Mas atenção: apenas os gaúchos residentes de municípios que declararam estado de calamidade poderão contar com esse prazo limite. Para esses casos, não haverá incidência de multa até o último dia útil de agosto.

Qual será a minha multa?

Os contribuintes que não enviaram a declaração do imposto de renda no prazo regular deverão pagar multa à Receita Federal. O valor do encargo será de 1% ao mês sobre o imposto de renda devido, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74.

Dessa forma, para calcular qual é o valor aproximado da multa, os usuários devem consultar o imposto devido que aparece após o preenchimento completo do imposto de renda. Caso haja valores que serão restituídos ao contribuinte, o valor da multa será igualmente descontado nos valores a serem a recebidos pelo usuário.

Meu CPF pode ser bloqueado?

A resposta é sim. Aqueles contribuintes que não declararem imposto de renda, ainda que em atraso, perceberão que o status do CPF passará para "irregular". Para se ter ideia da gravidade da situação, os contribuintes poderão ter a emissão do passaporte comprometida e não receberão, por exemplo, benefícios de programas sociais do governo, entre outras consequências legais.

Quem deve declarar o imposto de renda?

A declaração do imposto de renda é obrigatória para aqueles brasileiros ou residentes que receberam, ao longo de 2023, valores a partir de R$ 30.639,90. Contudo, além dos rendimentos, existem outros critérios que exigem a emissão da declaração.

Para saber mais sobre outros critérios que tornam o imposto de renda obrigatório e detalhes sobre a declaração, clique aqui.

Acompanhe nossas redes sociais!

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*