golpes no carnaval

Os brasileiros esperam o ano inteiro por dias de folia. Mas, para manter apenas lembranças positivas das festividades, é preciso tomar medidas de segurança para não cair em golpes no carnaval. Com grandes aglomerações nas ruas, criminosos aproveitam o momento para furtar objetos de valor ou aplicar golpes que prejudicam as finanças pessoais.

Muitas dessas práticas criminosas são velhas conhecidas da população. No entanto, ano após ano, novos atos surgem para enganar até mesmo as pessoas que são cuidadosas. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha "Tem cara de golpe".

No site oficial da ação de conscientização, que é apoiada por diversas instituições financeiras, é possível conhecer as principais fraudes, formas de prevenção e, ainda, o que fazer ao cair em situações indesejadas.

Especialmente para os foliões, os golpes no carnaval costumam estar associados ao uso do cartão de crédito, o furto ou roubo de celulares com informações financeiras desprotegidas, o uso de links falsos para a compra de ingressos e outros que veremos a seguir.

Clique aqui e confira a campanha Tem cara de golpe, da Associação Brasileira de Bancos

Segurança pessoal

Cair em golpes financeiros é frustrante. Mas antes de pensar diretamente em perdas financeiras e materiais, é importante estar atento a golpes que atentem contra o bem-estar das pessoas. Por isso, fique atento a práticas que podem resultar em violências físicas.

É o caso do "Boa noite, Cinderela", em que as vítimas são drogadas por meio da ingestão de bebidas ou alimentos oferecidos, normalmente, por desconhecidos. As vítimas desse tipo de prática costumam perder os sentidos e a consciência. Nesse momento, os criminosos aproveitam para cometer o roubo e, em alguns casos, violência sexual.

Por isso, nunca aceite bebidas ou alimentos de desconhecidos, e nunca perca de vista o seu copo. O ideal, em locais com grandes aglomerações, é utilizar copos ou garrafas com tampa durante a festa e comprar alimentos e bebidas selados pelos próprios fabricantes.

Golpes no carnaval: tipos e principais cuidados

Cartão de débito e crédito: nos dias de hoje, é muito comum que as pessoas não utilizem dinheiro em espécie. Mas é preciso ter cuidado também com os cartões físicos. Por isso, veja abaixo os principais golpes com os cartões e como preveni-los,

  1. Desative o pagamento por aproximação: muitos criminosos aproveitam as multidões para fazer cobranças nos cartões sem que os foliões percebam.
  2. Não faça pagamentos por cartão caso o visor da máquina esteja quebrado ou apagado: nesse caso, criminosos disfarçados de vendedores podem colocar valores mais altos na cobrança.
  3. Não entregue seu cartão a vendedores: os criminosos podem memorizar a sua senha e entregar outro cartão ao finalizarem a transação.
  4. Limite os valores disponíveis no cartão de crédito e na conta: para evitar perder dinheiro ao ter seus pertences furtados ou roubados, ajuste o limite de crédito do cartão e mantenha seu dinheiro em contas que não poderão ser afetadas em casos de golpes.

Compra de ingressos falsos: a internet é palco de muitos golpes financeiros. Ao comprar ingressos para festas carnavalescas, fique atento se está no site oficial de vendas. Com a utilização de links falsos, o chamado phishing, os criminosos conseguem tirar proveito dos foliões sem sair de casa.

Golpe do Pix: esse é o meio de pagamento queridinho dos brasileiros. Mas aqui vale um duplo alerta: ao apontar o seu smartphone para o pagamento ou smartwatch, tenha cuidado com furtos. Além disso, preste atenção ao valor que está sendo cobrado, pois os criminosos podem colocar valores mais altos antes de apresentar o QRCode ao comprador.

Clique aqui e confira o que é engenharia social e como identificar golpes financeiros mais comuns

Mais dicas de prevenção

Para evitar golpes no carnaval quando ocorre a perda ou o furto do aparelho telefônico ou ocorre a navegação em redes de wi-fi inseguras, o ideal é ativar controles de segurança, como o múltiplo fator de autenticação e o bloqueio remoto do dispositivo. Por isso, busque informações no manual de seu telefone ou no site oficial da marca para ativar os devidos modos de segurança.

Caí no golpe. E agora?

Ao cair em golpes no carnaval ou ter seus pertences furtados, busque imediatamente os órgãos de segurança para registrar a ocorrência. Após o incidente, comunique os bancos nos quais você tem conta sobre o ocorrido. Dessa forma, o bloqueio de cartões e substituição dos mesmos poderá evitar novas dores de cabeça.

Além disso, tenha o número IMEI do seu telefone em mãos. Com esse número é possível ligar para a sua operadora e fazer o bloqueio do seu dispositivo para evitar que dados pessoais e bancários sejam acessados.

Foto de Douglas Mendes