
As lojas de ruas, centros comerciais e shoppings já entraram no ritmo mágico do Natal. Neste final de novembro, os apelos para a compra de presentes se juntam, ainda, às promoções de Black Friday. Mas não é só: a primeira parcela do décimo terceiro salário (13º) já é aguardada pela maior parte dos brasileiros no próximo dia 30 de novembro.
E você, já decidiu o que vai fazer com os valores? Por mais que seja tentador utilizar o dinheiro para realizar desejos e entrar na onda da internet de "se mimar", os especialistas afirmam que essa é uma oportunidade de planejar o ano que está chegando e estabelecer prioridades. É o caso de deixar para trás, por exemplo, as dívidas.
Quer aproveitar a Black Friday e o décimo terceiro? Clique aqui e veja dicas para não cair em golpes
Comprar, pagar dívidas ou poupar?
Como visto anteriormente, o planejamento é fundamental para utilizar o décimo terceiro salário com inteligência. Por isso, veja abaixo uma lista de prioridades que deve ser considerada ao receber os valores.
- Livre-se das dívidas: se você está inadimplente neste momento, ou seja, com o nome sujo, é importante utilizar o dinheiro para pagar suas dívidas completamente ou o máximo possível. Isso evitará que você pague juros excessivos e inicie um novo ano sem aquela famosa bola de neve.
- Reservar o dinheiro para despesas de 2025: muitas pessoas se endividam ao longo do ano ou deixam de pagar impostos porque não previam essas despesas. Por isso, o décimo terceiro pode te ajudar com impostos de carro, casa, matrículas e materiais escolares, por exemplo.
- Poupar: se você tem a oportunidade de investir esse dinheiro, não deixe para outra hora. Você pode criar a sua reserva de emergência ou começar pequenos investimentos. Caso ainda não esteja acostumado a investir, mantenha o dinheiro na poupança e comece a estudar mais sobre o tema.
- Comprar: esse com certeza é o cenário mais desejado. E é claro que você é importante realizar desejos. Mas faça isso com parcimônia. Compre itens realmente necessários e, de preferência, que estejam com descontos reais.
Compras de Natal com o décimo terceiro
A sua família tem tradição de trocar presentes? Ou é costume entre os amigos mais próximos? Saiba que é possível fazer compras de presentes e lembranças gastando menos. Novamente, o planejamento será fundamental para você evitar dívidas. Por isso, a dica principal é: estabeleça um valor máximo que pode ser utilizado para esse momento.
Para facilitar, faça uma lista com as pessoas que deseja presentear e coloque na frente do nome de cada uma o item que será comprado e o respectivo valor. Dessa forma, você poderá visualizar se os presentes ultrapassam o valor estabelecido e pode fazer ajustes e até mesmo cortes. E lembre-se: a sua saúde financeira é o maior presente que você pode dar a si mesmo em 2025. Portanto, as pessoas entenderão se não ganharem aquela lembrancinha.
Compras pela internet
Ano após ano, os noticiários repetem o fato de que muitas pessoas ficaram sem receber suas compras antes do Natal. Naturalmente, com a Black Friday e o Natal ocorrendo em datas próximas, a logística de entrega das empresas fica mais complexa, pois há uma sobrecarga de trabalho nas empresas responsáveis pelo transporte dos itens.
Por isso, se a sua opção é deixar de lado as compras nas lojas físicas, fique atento e compre com a máxima antecedência, garantindo assim que seus presentes chegarão antes da véspera do Natal. Outro ponto importante ao comprar on-line é pesquisar a reputação das empresas e conferir o que as pessoas estão dizendo sobre os produtos.
O Reclame Aqui é uma das plataformas que permite aos usuários visualizar a reputação das empresas. Consulte-o sempre que fizer uma compra em loja desconhecida, evitando prejuízos maiores. Além disso, cuidado ao clicar em links falsos e desconfie de promoções muito exageradas.
Dicas extras
De forma geral, para ter mais segurança em suas compras, é importante nunca compartilhar dados dos seus cartões de crédito. E, embora muitas pessoas já não utilizem dinheiro em espécie, nunca é demais recomendar às pessoas que evitem sair às ruas com muito dinheiro na bolsa, já que essa é uma época de altos índices de furtos.
Caso você já tenha se planejado para comprar produtos de maior produto agregado, verifique se os descontos de final de ano são realmente atrativos. O ideal é que você já tenha feito uma pesquisa de preços ao longo dos últimos meses para entender se é o momento certo para a compra. Como o Natal é uma época de muita demanda, é possível que os preços subam ligeiramente.
Dessa forma, às vezes o ideal é reservar os valores do décimo terceiro para realizar sua compra entre janeiro e fevereiro, quando são feitos saldões nas grandes redes de lojas e é possível negociar mais facilmente descontos em compras à vista. As compras parceladas compensarão somente quando não há cobrança de juros.
Ao comprar a prazo, esteja atento ao seu orçamento mensal. Ao longo dos meses, é possível honrar com o valor da parcela? Nesse cálculo, é importante considerar que outras compras parceladas se juntarão, caso tenha parcelado demais itens.