
Um novo ano está prestes a começar. E, para muitas pessoas, 2025 é o anúncio de um ciclo de esperança e de metas a serem realizadas. Mas em meio a toda essa atmosfera sonhos, existe também a preocupação com as famosas contas de início de ano. É possível, no entanto, superar os boletos, desde que o planejamento financeiro seja um assunto levado a sério.
Como todos sabem, os principais pesadelos no início do ano são os impostos, principalmente aqueles relacionados a um bem móvel, imóvel ou a empresas . E, para aquelas pessoas cujos filhos estudam em escolas particulares ou que estão cursando a faculdade, a renovação da matrícula e os materiais didáticos podem causar desespero.
Planejamento financeiro
A chave para que as pessoas consigam iniciar o ano sem se endividar está no planejamento financeiro. É importante, por exemplo, que você reserve parte do seu 13º para realizar alguns pagamentos. E atenção: caso o seu período de férias seja entre dezembro e fevereiro, é preciso ter cuidado para não gastar o dinheiro de forma equivocada.
É preciso lembrar que o valor das férias não deve ser encarado como "extra". Dois dias antes do início de seu período de férias, a empresa depositará um valor em sua conta que corresponde ao adiantamento do salário de acordo com o número de dias de férias a que você terá direito. O único valor "a mais" será o Terço Constitucional de Férias.
Ou seja, apenas 1/3 (um terço) do seu salário é o valor que deve ser encarado como um bônus - mas lembre-se: esse valor é direito do trabalhador. Além disso, caso você venda parte de suas férias, irá receber um abono pecuniário. Esse também é considerado um valor extra, já que o trabalhador decide trocar até 10 dias de seu descanso pelo valor correspondente.
Clique aqui e saiba como utilizar seu décimo terceiro para ajudar nas contas de início de ano
Principais contas de início de ano
As contas de início de ano podem variar de acordo com o estilo de vida e os bens de cada pessoa. De forma geral, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) são os que mais preocupam os brasileiros. Embora sejam valores mais significativos, as prefeituras municipais e o estado trazem meios de parcelamento para facilitar o pagamento.
Outras despesas como seguros veiculares e a compra de materiais escolares também estão entre aquelas que não podem ser adiadas. Para os estudantes ou pais de alunos, a renovação de matrículas e o reajuste de mensalidades escolares e do ensino superior também devem ser consideradas.
5 dicas para evitar o endividamento
Agora, você confere as principais dicas para iniciar 2025 com as contas em dia ou evitar endividamentos ao longo do ano.
- Detalhe seu orçamento: um planejamento financeiro bem sucedido depende de um orçamento detalhado. Por isso, detalhe em um papel ou em uma planilha todos os seus gastos futuros.
- Provisione valores: a partir do orçamento, você poderá dividir os seus salários, de modo que eles contemplem as suas dívidas. Reserve os valores correspondentes a cada conta.
- Priorize o pagamento de contas essenciais: em um momento de muitos boletos, é necessário repensar seus gastos e até mesmo o estilo de vida, mesmo que de forma temporária.
- Parcele as contas quando necessário: se o parcelamento for importante para que você consiga pagar todas contas de início de ano, faça-o. Mas lembre-se de considerar o peso das parcelas durante o ano.
- Evite gastos impulsivos no final de ano: para iniciar o ano bem, é preciso controlar as despesas das festividades e férias. Por isso, fique atento aos valores gastos em presentes e viagens.