Você sabe o que é um cartão virtual e quais são os seus benefícios? Sabemos que esta é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada, devido, principalmente, à possibilidade de oferecer mais segurança nas suas compras online, mas, nem todo mundo entende muito bem como um cartão virtual funciona. Sendo assim, hoje, nosso objetivo é esclarecer para você o que é este tal de “cartão virtual”, como criar o seu e, ainda, te mostrar os benefícios deste tipo de cartão. 

O que é um cartão virtual?

O cartão virtual é um cartão que existe somente no meio digital, isto é, no aplicativo do banco, podendo ele estar ou não associado a um cartão físico. Assim, falando de maneira mais simples, um cartão virtual é como se fosse um cartão "dentro do seu celular", que, assim, como um cartão físico, contém os seus dados, como nome, número do cartão, validade e código de segurança.

Dessa forma, se ele estiver associado a um cartão físico, o valor gasto nele, caso se trata de um cartão virtual na modalidade crédito, será cobrado na mesma fatura do seu cartão físico, de forma que você não precisará se preocupar em pagar 2 faturas diferentes. Se for um cartão virtual na funcionalidade débito, o valor será imediatamente debitado da sua conta, assim como ocorre com um cartão físico. Bem simples, não é mesmo? 

Cartão virtual X Carteira Digital

Um pouco importante a ser destacado é que um cartão virtual não se confunde com as famosas tecnologias das carteiras digitais, em que você consegue fazer pagamentos por aproximação pelo seu celular. Os cartões virtuais podem ser cadastrados nas Wallets da Apple e da Sansung, no entanto, o fato de você criar um cartão virtual não significa que ele será automaticamente vinculado à sua carteira digital. Para facilitar, pense no cartão virtual como se este realmente fosse um cartão físico, de forma que ele só estará dentro da sua carteira se você "guardá-lo" lá. 

Ou seja, o truque para você se adaptar e se acostumar com essas novas tecnologias é sempre tentar fazer uma analogia com o mundo físico, pois, assim, sua compreensão fica mais visual e, portanto, mais lógica. Maluco, mas super legal, não é mesmo? 

Benefícios de um cartão virtual

O principal benefício dos cartões virtuais é a segurança que ele te garante para efetuar compras online. Sabe aqueles problemas de clonagem de cartões, que te dão uma super dor de cabeça? Com o cartão virtual você evita esse problema! Isso porque, você pode cadastrá-lo em sites para fazer uma única compra e, em seguida, deletá-lo. Assim, você não precisa ficar com receio de que você será alvo de alguma clonagem ou golpe. 

Por ele ser um cartão que só existe no App do seu banco, da mesma forma que você consegue criá-lo imediatamente, você pode deletá-lo na mesma rapidez. Assim, você não precisa se preocupar em passar por todo o estresse de cancelar um cartão físico, precisar solictar um novo e esperar este chegar até você. Você pode criá-lo, utilizá-lo para uma compra específica e, logo em seguida, excluí-lo. Claro que o valor gasto por você será debitado na sua conta ou cobrado na sua fatura, a depender se for um cartão de débito ou de crédito. 

Outra vantagem super legal dos cartões virtuais é a possibilidade de organizar seus gastos, uma vez que você pode criar diversos cartões virtuais, dependendo das suas necessidades. Assim, se você quiser ter um cartão para, por exemplo, cadastrá-lo única e exclusivamente em uma plataforma de streaming, para manter o controle mais de perto, você pode! 

Quais bancos têm cartão virtual?

Hoje em dia, devido a simplicidade e eficiência dos cartões virtuais, quase todos os bancos oferecem aos seus clientes essa tecnologia. Dentre os bancos mais conhecidos, principalmente os bancos digitais, como Nubank, Banco Inter e o Neon, todos oferecem cartões virtuais. 

Como criar um cartão virtual?

Criar um cartão virtual, normalmente, é muito simples! Isso porque, como já mencionamos, a lógica dessa tecnologia é justamente facilitar e otimizar a vida das pessoas, assim, você pode gerar um cartão virtual com poucos cliques e ele é liberado imediatamente! 

Para isso, basta você ir até o App do seu banco em que já tem um cartão e procurar o comando para gerar o cartão virtual. 

Lembre-se, porém, que o cartão virtual na modalidade crédito só será liberado se você já possuir um cartão físico do banco com essa mesma funcionalidade. Caso você não tenha a funcionalidade no seu cartão, o cartão virtual será liberado na modalidade débito. 

Quero criar meu cartão virtual!

Agora que você já sabe tudo sobre os cartões virtuais, está na hora de criar os seus! Vá até o App do seu banco e crie o seu ainda hoje, para otimizar sua segurança e seu planejamento financeiro! 

Esperamos que tenha gostado da nossa dica de hoje! Nós do Jornal de Cartão ficamos por aqui, torcendo pelo seu sucesso e te mantendo informados sobre todas as novidades do mercado financeiro! 

Acompanhe nossas redes sociais!

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*