Estar negativado não precisa mais ser uma sentença de que você não terá acesso ao cartão de crédito. De olho nesse público, que não tem boa pontuação de crédito (score) ou está com o nome restrito nos serviços de proteção ao crédito, as instituições financeiras lançaram um novo tipo de produto que permite que mais pessoas desfrutem das facilidades dos cartões de crédito.

Com a novidade, é comum que muitas pessoas ainda estejam confusas sobre o funcionamento dos cartões de crédito com limite garantido ou se sintam surpresas ao saber que precisam inserir dinheiro na conta para utilizá-lo. Por isso, hoje você conhecerá as vantagens desse tipo de produto.

Spoiler: a utilização do cartão com limite garantido pode te ajudar a melhorar o score a médio e longo prazo.

O que é o limite garantido?

Como dito anteriormente, essa funcionalidade é uma estratégia que os bancos têm para garantir que mais pessoas tenham cartão de crédito. E um ponto fundamental é que as instituições financeiras buscam a segurança de que receberão os valores relativos às faturas.

E é nesse ponto que o limite garantido se torna um aliado dos bancos contra a inadimplência, já que o cliente deve depositar uma quantia em sua conta para que o cartão esteja ativo na função crédito. E aqui começam algumas perguntas-chave para você entender o funcionamento. Por isso, fique atento ao próximo tópico com as principais dúvidas.

Perguntas e respostas

  1. Eu preciso depositar dinheiro na conta para ativar meu cartão? É isso mesmo. A quantia depositada será correspondente ao seu limite no cartão de crédito. Ou seja, o seu saldo na conta é vinculado ao cartão.
  2. Eu posso fazer compras no cartão e retirar parte do saldo da conta ou o valor total? Sim, mas você terá o limite de crédito reduzido ou zerado, a depender das regras de cada banco.
  3. O banco pode me impedir de retirar o valor do saldo da conta? É possível. Afinal, o seu crédito está condicionado ao saldo da conta. Por isso, alguns bancos vão limitar o valor que você poderá sacar ou transferir.
  4. Existe um valor mínimo que devo depositar na conta? Isso dependerá de cada banco. Além disso, essa gestão é do usuário, que poderá colocar a quantia de acordo com as suas necessidades de limite.

Vantagens para o cliente

O acesso ao cartão de crédito é o principal benefício que o cliente perceberá. Mas o limite garantido permite uma série de vantagens, como é o caso da utilização do cartão para parcelamento de compras e a possibilidade de melhor o histórico de crédito.

Essa melhoria no score está relacionada ao fato de que o cliente terá um relacionamento mais próximo do banco e pode começar uma nova jornada de compromisso com a instituição financeira. Ao colocar mais dinheiro na conta, por exemplo, e pagar em dia as faturas, o cliente está contribuindo para que a instituição financeira eleve a confiança no usuário.

Além disso, muitas empresas já oferecem aos clientes soluções para que o saldo da conta tenha rendimentos diários. Dessa forma, é possível manter o dinheiro da conta reservado para o pagamento da próxima fatura - caso o usuário precise do saldo para quitá-la - e ter ganhos enquanto ele está parado.

Controle financeiro

Opinião do Jornal de Cartão: para aquelas pessoas que buscam liberdade financeira ou estão recomeçando a vida financeira após um período de dívidas, o limite garantido pode ser uma solução interessante para criar hábitos financeiros mais saudáveis.

É cliente da Motorola? Clique aqui e conheça o cartão com limite garantido da marca!

Acompanhe nossas redes sociais!

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nosso perfil do Instagram para ficar por dentro das melhores notícias e novidades do mundo financeiro!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!

Imagem de Pabitra Kaity por Pixabay