Score de crédito

Conseguir manter uma boa pontuação no score de crédito é essencial para quem deseja tranquilidade sempre que buscar a aprovação em qualquer cartão de crédito que quiser ou, ainda, para quem deseja fazer um empréstimo ou financiamento.

No entanto, você sabe como fazer isso? O Jornal de Cartão te mostra como! Basta continuar lendo o texto abaixo. Confira:

Saiba o que é o score de crédito

Primeiramente, é necessário entender o conceito do score de crédito. Ele é definido por um índice, que vai de 0 a 1.000, através do qual os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, classificam o risco da concessão de crédito para cada pessoa.

De forma geral, o score de crédito determina o risco que as empresas sofrem ao emprestar dinheiro, seja por meio de cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos, para uma pessoa.

Score e análise de crédito

Quando você solicita um novo cartão de crédito ou pede por um financiamento ou empréstimo, os bancos e as instituições financeiras fazem a chamada análise de crédito.

Essa avaliação de crédito é a análise que a empresa responsável por conceder crédito faz, a fim de pesquisar e examinar o histórico de pagamento da pessoa. Por meio deste histórico, é decidido se você pode ou não ter acesso às linhas de crédito e, caso possa, qual o limite disponibilizado para você.

Como o histórico de pagador é feito?

Como o próprio nome diz, o histórico de pagador leva em conta os registros de pagamentos já efetuados por você durante toda a vida. Nele, são considerados, por exemplo, prazos de pagamento de conta, se houve atraso, quanto tempo atrasou e se você quitou todas as dívidas que teve em seu nome.

Por esse motivo, é importante esclarecer que, caso você esteja negativado, a chance de aprovação de linhas de crédito é muito baixa, visto que há o histórico de que você está endividado.

Como o score de crédito é definido?

Score de crédito
Score de crédito

Como explicamos acima, o score de crédito é definido por um ranking que varia de 0 a 1000. Quanto mais alta a pontuação, isto é, quanto mais próximo de 1000, melhor é o seu score de crédito e maiores são as chances de você ter as linhas de crédito liberadas.

  • 0-200: risco muito alto de inadimplência;
  • 201-400: risco alto de inadimplência;
  • 401-700: médio risco de inadimplência;
  • 701-900: baixo risco de inadimplência;
  • 901-1000: risco muito baixo de inadimplência.

Como faço para aumentar meu score de crédito?

Abaixo, listamos algumas dicas para você aumentar o seu score de crédito. Lembrando que você consegue consultar qual é sua pontuação atual no site do Serasa. Caso queira saber qual é a pontuação do seu score de crédito, basta clicar aqui.

Pague suas contas em dia!

Respeite a data de vencimento de suas contas. Se preferir, altere essas datas para períodos do mês que sejam mais confortáveis para você, mas não deixe de pagá-las em dia!

Independentemente de você estar negativado ou não, os bancos precisam ver contas em seu nome para saberem como é seu comportamento com relação a elas. Afinal, se eles não souberem se você paga suas contas em dia ou não, como vão saber se podem confiar empréstimos a você?

Dentro dessa lógica, é importante ressaltar que a falta de informação também pode fazer com que seu score seja baixo. Por isso, coloque a conta de luz, de telefone e de água, por exemplo, em seu nome.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados

É muito importante sempre atualizar suas informações cadastrais. Isso tanto nas instituições de crédito (bancos e financeiras), quanto nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.

Se você ainda não tem cadastro nestes portais, saiba que a ativação da conta, bem como as consultas, são feitas de forma gratuita!

Não faça muitas solicitações de crédito ao mesmo tempo

Ao solicitar diversas opções de crédito em variados lugares, as instituições podem interpretar que outras pessoas estão utilizando seu CPF indevidamente para conseguir dinheiro de forma fácil.

Nestes casos, para evitar que seu CPF caía em possíveis golpes, os órgãos de proteção acabam abaixando automaticamente seu score de crédito.

O ideal é aguardar ao menos três meses para fazer novas solicitações. Assim, você garante que seu score não diminuirá em função de novas solicitações.

Cartão de crédito para negativados

Se você está negativado, isto é, possui um score de crédito baixo, mas precisa de um cartão de crédito, você precisa conhecer o cartão de crédito Itaú para negativados!

Para conhecer todos os detalhes, basta clicar no botão abaixo. Você será redirecionado para o nosso conteúdo sobre o cartão Itaucard para negativos.

Acompanhe nossas redes sociais!

Para não perder nenhuma atualização aqui do Jornal de Cartão e ficar a par das melhores opções de cartão de crédito que há atualmente no mercado financeiro, acompanhe nosso perfil no Instagram!

A equipe do Jornal de Cartão agradece!